Como fazer uma horta – orgânicas, domésticas e suspensas

Se você é um amante da natureza e da comida saudável, ter a sua própria horta pode ser a escolha perfeita.

E o melhor de tudo é que você pode escolher entre diferentes tipos, como as hortas orgânicas, domésticas e suspensas. Mas como fazer uma horta em casa? Continue lendo para saber tudo sobre este assunto!

Horta orgânica

Para fazer uma horta orgânica, comece escolhendo o local ideal para o plantio. Certifique-se de que o local tenha uma boa exposição solar e boa drenagem, evite áreas que fiquem sombreadas boa parte do dia.

Em seguida, defina qual será o tamanho da sua horta e prepare o solo, fazendo a adição de húmus, composto orgânico e, se necessário, fertilizantes naturais.

Escolha as espécies de plantas que preferir e plante-as de acordo com as orientações de cada espécie.

Mas lembre-se, na horta orgânica, o uso de pesticidas e herbicidas químicos são proibidos, então é preciso aprender a prevenir e controlar pragas e doenças de forma natural.

Horta doméstica

A horta doméstica é ideal para quem não tem muito espaço em casa. Você pode plantar ervas aromáticas, hortaliças, frutas e legumes em vasos, jardineiras e até em garrafas PET.

Para isso, escolha um local com boa iluminação e arejado, coloque um substrato de qualidade no fundo do vaso ou jardineira e adicione terra adubada.

Depois é só escolher as espécies de plantas que deseja cultivar e plantá-las de acordo com as orientações de cada espécie.

Lembre-se sempre de verificar se as plantas estão sendo irrigadas corretamente e manter a manutenção adequada.

Horta suspensa

A horta suspensa é uma opção ideal para quem não tem muito espaço ou deseja ter uma horta dentro de casa. Ela pode ser feita em garrafas PET, caixas de madeira e até mesmo em suportes específicos.

Como fazer uma horta – orgânicas, domésticas e suspensas

Para fazer a horta suspensa, escolha um local com boa iluminação, faça furos no fundo do recipiente escolhido e coloque um substrato de qualidade.

Depois, adicione a terra adubada e escolha as espécies de plantas que deseja cultivar. Lembre-se de fazer podas regularmente e mantenha a irrigação adequada.

Dicas

– Não desanime caso sua horta não cresça tão rápido como gostaria. Algumas plantas têm crescimento mais lento e precisam de mais cuidado e atenção;
– Sempre fique atento aos sinais de que algo não está indo bem com as suas plantas.

Elas podem demonstrar através de mudança de cor, aparecimento de pragas e perda de folhas ou frutos.

Ter uma horta em casa é um ótimo passatempo para quem busca uma vida mais saudável e sustentável.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você começar sua própria horta. Agora é só colocar a mão na terra e começar a plantar!

Você está aqui: