Energia solar é a segunda maior fonte do país e cresce mais de 83% em um ano

A princípio, desde junho do ano de 2022 o crescimento médio da energia solar tem aumentado 1 GW por mês, essa fonte já ultrapassou a capacidade de usinas eólicas. Desse modo, para você saber mais sobre o assunto preparamos esse artigo. Então, boa leitura!

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a segunda maior fonte do Brasil é a solar e registrou o crescimento de mais de 83% em um ano.

Entre fevereiro de 2023 a fevereiro de 2023 a produção de energia solar saltou 14,2 gigawatts para 26 gigawatts. Contudo, desde julho do ano de 2022 o crescimento médio é de 1 gigawatts por mês. 

A marca de 26 gigawatts instalada na fonte solar fotovoltaica, isso somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria em telhados e fachadas corresponde a 11,6% da matriz energética instalada no Brasil.

Primeiramente, a solar é uma fonte alternativa renovável e também sustentável eletromagnética (Luz e calor) que são emitidos pelo calor do sol.

Contudo, esse tipo de energia pode ser utilizado de diferentes formas, seja por meio de aquecedores solares, painéis fotovoltaicos ou usinas termossolares. Desse modo, a energia gerada em painéis solares se tornou em janeiro deste ano a segunda maior fonte do Brasil.

Isso ultrapassa a capacidade total na produção de usinas eólicas, isso segundo alguns dados da Agência Nacional de Energia Elétrica. Com mais de 50% no parque nacional a energia elétrica permanece dominante no Brasil.

Outras fontes de matriz elétrica são usinas a gás natural, biomassa, carvão mineral, diesel e nuclear.

Quanto custa instalar energia solar na sua casa e quanto tempo leva para recuperar o investimento

Não temos um valor exato de quanto custa instalar energia solar na sua casa. Porém, o tempo de retorno do investimento depende de uma série de fatores como: o valor da tarifa da sua região ou a quantidade de radiação solar.

Segundo Guilherme Susteras, coordenador da Absolar, “Se o consumidor instalar o próprio sistema solar deverá ter um retorno do investimento em quatro anos para cinco anos e meio, essa é a ordem de grandeza do tempo de retorno.

Energia solar é a segunda maior fonte do país e cresce mais de 83% em um ano

Se o cliente não tem capacidade de pagar à vista, também deve ser levado em consideração o tempo de pagamento do financiamento. Mas, energia solar é um sistema que tem, pelo menos, 25 anos de vida útil.” 

Sobre como se preparar para investir, Susteras aconselha que “Quando um consumidor deseja ter energia solar na sua casa ou na sua empresa e for pesquisar empresas, essas empresas conseguem fazer uma visita técnica e avaliar qual é a necessidade do cliente e as próprias empresas quando fazem essas visitas, também já trazem as opções de financiamento.

Então normalmente o que o cliente precisa fazer é escolher entre as três ou quatro propostas”.

Bom, se você achou interessante saber mais sobre energia solar, não esqueça de compartilhar com a sua família e seus amigos.

Além disso, como sempre eu convido você para continuar dando aquela espiadinha básica no nosso site, assim você poderá conhecer outros assuntos interessantes, como dicas, esportes, receitas e etc.

Leia mais: Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Você está aqui: